Del Editor

{nomultithumb}

Contáctenos

Suscripción

:::::::::::::: Siganos desde su E-mail ::::::::::::: Ingrese su dirección de correo electrónico, y le haremos llegar actualizaciones del contenido de nuestro portal.:


RSS
Facebook

CASAS

Nova Missão: Projeto Missionário das Irmãs Scalabrinianas em Rio Branco, Acre

Indice

Compartir

 

Foto:Hna.Rosita-Milesi
Cerimônia-de-abertura
Com vistas a contribuir na atenção aos imigrantes que entram no Brasil pelo Estado do Acre, a Congregação das Irmãs Scalabrinianas estabeleceu, agora de forma permanente, sua presença em Rio Branco (Acre), região próxima à tríplice fronteira Brasil-Peru-Bolívia. Foi dia 1º de junho de 2015, Dia de J. B. Scalabrini, Pai e Apóstolo dos Migrantes.

Participaram da cerimônia de abertura da missão, as scalabrinianas: Ir. Zenaide Zigliotto, Ir. Ires de Costa e Ir. Rosita Milesi, as quais foram acolhidas, com todo o zelo pelo Bispo Diocesano, D. Joaquim Pertiñez e por representantes de várias congregações religiosas da Diocese de Rio Branco. Momento marcante foi o encontro no abrigo “Chácara Aliança”, no qual se encontravam 454 imigrantes/solicitantes de refúgio, dos quais: 390 homens; 64 mulheres, sendo 356 haitianos, 97 senegaleses e 1 dominicano. Os contatos do dia apontaram desde logo as urgências que ocorrem para uma atenção minimamente digna daqueles e daquelas que ali chegam à busca de um local de acolhida e de sustento. Havia mulheres grávidas, mãe com bebê recém-nascido, outras pedindo apoio para alcançar seu destino final, homens ansiosos na expectativa de poder seguir viagem para o sul do País, onde esperam encontrar emprego, entre tantas outras demandas e necessidades a serem atendidas. O apelo é de caridade, acolhida e solidariedade, como tanto alerta o Papa Francisco.

A Celebração Eucarística, seguida de uma confraternização entre todos os participantes, foi uma ocasião especial de fortalecimento para a missão que estávamos iniciando. Ocorreu na Comunidade Nossa Senhora Peregrina, da casa das Irmãs de Nossa Senhora. “A palavra de Jesus ‘Era migrante e me acolhestes’ nos faz compreender, viver e ver o rosto de Jesus no rosto dos migrantes, sobretudo nesta situação de tanta vulnerabilidade”, disse Ir. Zenaide Ziliotto, superiora provincial. E Ir. Ires de Costa, pioneira desta missão, expressou que “Scalabrini nos deu o exemplo e nos encoraja a servir com amor a compaixão, com a esperança e profecia. É para nós um modelo que nos inspira e escutar a Deus no grito dos imigrantes”. Ir. Rosita Milesi, que se dedicou ao longo dos últimos anos a marcar presença, a estimular a Pastoral da Mobilidade Humana na Diocese e a articular ações de apoio aos imigrantes, à Igreja local e junto a órgãos de governo na atenção aos migrantes na região, retomou os encaminhamentos feitos em 4 de maio de 2014, em reunião realizada, a pedido de D. Joaquim, com o Coordenador Diocesano de Pastoral, com representantes dos Jesuítas e de outras congregações religiosas, quando se traçaram algumas perspectivas de ação:

 

 

FacebookRSS Suscripción

:::::::::::::: Siganos desde su E-mail ::::::::::::: Ingrese su dirección de correo electrónico, y le haremos llegar actualizaciones del contenido de nuestro portal.:


www.migranteshoy.org   -   info@migranteshoy.org   -  (571) 5879710   -   (571) 5879717   -   Carrera 5 N. 118 - 31    Bogotá - COLOMBIA

© 2013 CELAM Derechos reservados - Rights reserved
© 2012 Diseñado y desarrollado por:HemiSys LtdaHemiSys